Pedro Sánchez anuncia ajuda na Espanha; número de mortos chega a 211

  • Foto Susana Vera / Reuters -

Previsão é de mais chuva ao longo deste sábado

Sobe para 211 o número de mortos na Espanha, devido as chuvas e inundações. O presidente Pedro Sánchez disse, em entrevista na manhã deste sábado (2), que uma das prioridades são a buscas. Ele reconheceu que a ajuda tem demorado a chegar aos territórios afetados.

De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia espanhola, continuará a chover neste sábado nas ilhas Baleares, na Catalunha e na Comunidade Valenciana.

Segundo Sánchez, as equipes das Forças Armadas e das forças de segurança do Estado já encontraram 211 corpos nos locais em que atuaram, como garagens, casas e estradas inundadas. Dos óbitos registrados, 203 foram na região autônoma de Valência.

O primeiro-ministro espanhol anunciou o envio de mais 10 mil militares e policiais para a região afetada. Ele reconheceu que há uma "situação trágica" em Valência por causa das cheias e uma resposta insuficiente das autoridades e .

"A situação que vivemos é trágica, é dramática", disse Sánchez, em uma declaração na sede do governo, em Madrid. Segundo ele, o Leste de Espanha foi atingido por um temporal na terça-feira (29) que provavelmente provocou as inundações - as mais graves deste século em todo o continente europeu.

"Estou consciente de que a resposta que estamos dando não é suficiente. Sei que há problemas e carências, que ainda há serviços colapsados, municípios sepultados pela lama, pessoas desesperadas que procuram os seus familiares, pessoas que não conseguem voltar às suas casas, lares destruídos e sepultados pela lama. Temos de melhorar", afirmou Sánchez.

O primeiro-ministro apelou à união das administrações e garantiu todo o apoio que for necessário ao governo regional da Comunidade Valenciana (do Partido Popular), a quem compete a coordenação da resposta e as solicitações de recursos ao Estado central, como lembrou o próprio Sánchez.


Circulação restrita

A previsão meteorológica indica que a chuva vai continuar neste sábado em várias comunidades. Por isso, as autoridades de Valência restringiram nesta madrugada a circulação de veículos nas regiões mais afetadas pelas cheias, limitando-a aos serviços essenciais e às empresas responsáveis por garantir o fornecimento de serviços básicos. A restrição vai até as 23h59 de domingo.

A decisão surgiu horas depois de o governo regional da Comunidade Valenciana ter avisado que ponderava tomar medidas para restringir os acessos a diversos locais, sobretudo, durante o fim de semana. 

A solidariedade dos espanhóis com os mais atingidos pelo temporal de terça-feira à noite foi tão grande que as autoridades chegaram a fazer um apelo para que os voluntários regressassem às suas casas ou que, pelo menos, não se deslocassem de carro, por estarem impedindo o trânsito de veículos de emergência e assistência da polícia, das Forças Armadas e dos serviços de saúde.

Lula visitará sala de monitoramento do Enem neste domingo Anterior

Lula visitará sala de monitoramento do Enem neste domingo

Enem 2024: como saber o local de provas deste domingo Próximo

Enem 2024: como saber o local de provas deste domingo

Deixe seu comentário